APACN - Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia

Escolas da APACN são reformadas com patrocínio da Fundação Banco do Brasil – Programa de Voluntariado.

Crianças e adolescentes acolhidas pela instituição recebem apoio pedagógico durante o tratamento do câncer.

O convênio celebrado em 23 de agosto de 2016 com a “Fundação do Banco do Brasil – Programa de Voluntariado” viabilizou a concretização do “Projeto Escola APACN”, com recursos para a reforma dos espaços na Casa de Apoio da Associação de Apoio à Criança com Câncer (APACN).

Desde o momento em que os pacientes em fase escolar são diagnosticados com algum tipo de câncer nas cidades de origem, encaminhados aos hospitais de Curitiba para tratamento e acolhidos com seus acompanhantes legais pela APACN, já começam a contar com o apoio pedagógico que faz a ponte com as escolas de origem.

A instituição firmou convênio com as Secretarias Estadual e Municipal de Educação, as quais disponibilizam professores de várias disciplinas capacitados para a escolarização hospitalar.

Uma rotina diária de atividades, com aulas de segunda à sexta, no período do tarde.

O apoio pedagógico estende-se também aos pacientes transplantados, os quais recebem aulas individuais nos espaços da própria Casa de Apoio da APACN, chamados TMOs (Transplante de Medula Óssea).

As duas salas de aula destinadas ao Programa de Escolarização Hospitalar para o Ensino Fundamental 1ª Etapa e ao Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar (SAREH) para o Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio, foram reformadas. “Agora as nossas escolas estão modernas e agradáveis. Os professores e os alunos contam com uma estrutura completa para ensinar e aprender”, ressaltou a voluntária e Presidente da APACN Mariza Del Claro.

A entrega do projeto aconteceu em 14 de março (último), em período de aula, com as presenças das voluntárias da instituição Maria Angélica Marques Paolelli, fundadora e Diretora Financeira; Elicléia Bachmann, Vice-presidente; Mariza Del Claro, Presidente; Maria Ione Pesch Badotti, fundadora. Gustavo Almeida Marcelo, Gerente Geral do Banco do Brasil – Agência de Pinhais PR; Jailson Everaldo Carneiro, aposentado do Banco do Brasil e voluntário da APACN há 10 anos; Maiara Benjamim, Eventos e Captação de Recursos APACN;  equipe de professoras; alguns pacientes com seus acompanhantes e convidados.        

Depoimentos:

“Uma experiência que mostrou o verdadeiro sentido do meu trabalho, porque na rotina diária não conseguimos perceber a importância de um projeto como esse, que fará a diferença nos estudos desses pacientes”. Gustavo Almeida Marcelo, Gerente Geral do Banco do Brasil – Agência de Pinhais – PR

“As novas salas de aula, são a extensão da qualidade do trabalho que a APACN dedica aos pacientes em tratamento do câncer”. Jailson Everaldo Carneiro, aposentado do Banco do Brasil e voluntário da APACN.        

“Trabalhamos em um ambiente lúdico, produtivo e organizado, com bancadas de computadores individuais, que facilita o trabalho direcionado de cada professor em sua disciplina”. Adênis Maximohicz, Pedagoga responsável pela equipe de professores do SAREH.

“A minha nova sala de aula ficou perfeita. Gosto de ficar aqui estudando e adorei tudo”. Paciente Larissa Pereira Alves, 12 anos de Jiquiriçá – Bahia. Cursa a 7ª série.

“Mesmo passando por um tratamento difícil,  minha filha tem o privilégio de estudar em uma sala de aula bem equipada e confortável. Tenho certeza que ajuda a melhorar nos estudos”. Ana Angélica Pereira, Alves, 42 anos de Jiquiriçá – Bahia. Atualmente dedica-se aos cuidados da filha Larissa Pereira Alves.

“As crianças adoram permanecer na sala de aula e aproveitam cada minuto”. Juliana de Fátima Akemi Umada da Fonseca, Professora do Ensino Fundamental 1ª Etapa do Programa de Escolarização Hospitalar.

Crédito das fotos: Comunicação APACN

Assessoria de Comunicação APACN

(41) 9 9961 0048 | Skype: comunica.apacn | comunicacao@apacn.org.br

Exibições: 35

© 2017   Criado por APACN.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço