APACN - Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia

Áreas de Atuação

Serviço Social
Atua junto aos pacientes e acompanhantes, em sua nova rotina, nas fases pré, durante e pós hospedagem.

Psicologia
Presta suporte psicológico aos pacientes, para melhor aceitação e convivência com a doença e com as reações emocionais, psicológicas e comportamentais provenientes do tratamento. Atende também os acompanhantes, que sofrem com a doença dos filhos e com a nova realidade de vida, além de propiciar a boa convivência entre os hóspedes.

Nutrição
Garantir a boa e correta alimentação, com cardápio balanceado e adequado ao público interno da instituição. A correta armazenagem dos alimentos e o cuidado com o preparo, sem desperdícios. E, a higiene de tudo o que envolve o ambiente, utensílios e manipulação dos alimentos. Orientar sobre a dieta adequada a casos específicos durante o tratamento.

Recreação
Em todas as unidades da APACN, existem espaços destinados a recreação das crianças, com brinquedos, jogos, livros, vídeo games, dvd’s, onde são realizadas várias atividades lúdicas. Oficina de Ofícios onde todos os hóspedes da casa de apoio, tem aulas de artesanato e atividades manuais, para convivência e a geração de renda para quando retornarem as cidades de origem, onde podem produzir e vender o que aprenderam na APACN.

Lazer, Cultura e Convivência
Palestras, apresentações, sessões de cinema, teatro, festas, confraternizações, passeios são algumas das ações constantes, proporcionadas pela instituição, para garantir o aprendizado e as boas relações entre todos os hóspedes além de propiciar novas experiências.

Voluntariado
Várias áreas e atividades contam com a dedicação do trabalho voluntário para que a APACN possa cumprir sua missão em prol dos pacientes e suas famílias.

Educação
Por meio de convênio firmado com a Secretaria de Estado da Educação do Paraná, a APACN conta com o SAREH – Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar. A iniciativa possibilita que crianças e adolescentes continuem com seus estudos, mesmo afastadas de suas escolas de origem, em decorrência dos internamentos ou de tratamentos longos e contínuos. O processo de escolarização conta com o acompanhamento pedagógico e de professores, com a estrutura necessária ao ambiente escolar, como as salas de aula da Casa de Apoio.

Em outubro de 2011 a instituição assinou um Termo de Cooperação Técnica com o Município de Curitiba, para atender crianças e adolescentes em tratamento do câncer, para continuar os estudos. O apoio pedagógico municipal atende os pacientes da APACN da primeira etapa do ensino fundamental (1º ao 5º ano), na unidade Casa de Apoio.

 

© 2017   Criado por APACN.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço